segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Repelente natural

Citronela: repelente natural 
A citronela, de nome científico Cymbopogon winterianus(Citronela-Java) ou Cymbopogon nardus (Citronela-Ceilão), pertence à família das Gramíneas e tem sua origem no sudoeste da Ásia. Parente do capim-limão, a citronela é uma planta cultivada em solo fértil e úmido e se desenvolve muito bem em terras catarinenses, principalmente no litoral, Vale do Itajaí e no Extremo Oeste.
 - A citronela é um ótimo repelente, mas, além disso, seu óleo essencial também tem propriedades anti-inflamatórias, fato que nos levou a incluí-la em algumas de nossas formulações cosméticas - explica Rafael Krause, diretor da Herbia.

 Mas para que o efeito seja positivo é necessário tomar nota de algumas dicas:

- Plantar a citronela na direção do vento em que se quer atingir o efeito repelente aumenta sua eficácia;
- As folhas podem ser queimadas em incensórios domésticos ou utilizando-se o óleo essencial em difusores elétricos;
- Ferva algumas folhas e faça uma espécie de chá para usar na limpeza de pisos;
- Para evitar picadas de mosquitos, amasse e esfregue uma folha de citronela nas partes do corpo mais expostas como braços e pernas;
- Mantenha uma muda em um vaso dentro de casa e, sempre que quiser, corte um pedaço de uma das folhas para que a essência se espalhe mais.


Por ser um tipo de capim, a citronela é de fácil multiplicação e não requer grandes cuidados. Reparta as mudas (tiradas de uma touceira ou adquiridas em lojas de jardinagem), corte as folhas e enterre o talo verde com um chumaço de raiz numa cova de tamanho proporcional, cavada em lugar ensolarado. Cubra com terra misturada a material orgânico (esterco de galinha ou gado). A planta atinge 1 m de altura e de circunferência e não costuma atrair pragas.

Seguindo essas dicas você pode, de forma ecológica, se prevenir contra mosquitos e insetos e ainda desfrutar de um ambiente aromatizado.
* fonte: Efeito UAU Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário